A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável pela avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação strictu sensu (mestrados e doutorados) do Brasil.

 

Dos 4.175 programas avaliados na última avaliação (2013-2016), pouco mais de 4% deles receberam a nota máxima 7, equivalente aos padrões internacionais de excelência.

 

Neste seleto grupo está o PPGSET - Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) da EESC/USP, que tem mantido a nota máxima 7 desde a avaliação de 2007.

 

A avaliação de 2013-2016 contou com algumas novidades importantes em relação às anteriores. A principal delas foi o período de avaliação escolhido que, pela primeira vez, abrangeu quatro anos (2013 a 2016). Também inédita foi a consideração de informações sobre mestres e doutores formados entre 1996 e 2014 a fim de avaliar o impacto social da pós-graduação. Outra novidade se deu pela análise de dados sobre os egressos dos cursos de mestrado e doutorado para investigar a inserção social obtida pelos programas. A avaliação marcou também a implementação da Plataforma Sucupira que é uma importante ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações e ser a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

 

O conceito 7 (nota máxima) é atribuído aos cursos de Excelência Acadêmica e Inserção Internacional.


Em junho de 2021 todas as etapas de coleta para a avaliação quadrienal 2017-2020 foram cumpridas pelo PPGSET e o calendário das próximas etapas a serem realizadas pela Capes pode ser acessado clicando aqui.

 

Como parte das novidades para o atual período de avaliação (Quadriênio 2017-2020) temos um aprimoramento em vários aspectos por meio de Grupos de Trabalho a respeito da avaliação das Produções Técnicas, da Classificação de Livros, de Impacto e Relevância Econômica e Social, Internacionalização, Inovação e Transferência de Conhecimentos, e de Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação.

 

Seguindo a proposta do grupo de trabalho de Autoavaliação da Capes o PPGSET oficializou em 2019 a Comissão de Autoavaliação (CAA) formada por representantes docentes e discente para com o intuito de compilar e organizar as medidas já realizadas, propor novos processos, avaliar os resultados provenientes de tais análises e divulgá-los consolidando assim uma sistemática de avaliação contendo planejamento, condução, implementação e análise. Toda a sistemática de autoavaliação do programa se baseia na missão e visão do PPGSET. A missão do PPGSET é formar docentes, pesquisadores e profissionais de alto nível para atender instituições de ensino e pesquisa, bem como o mercado relacionado à Engenharia de Estruturas em todo o Brasil e a visão é manter nível de excelência internacional e trabalhar para se manter no topo das instituições de pesquisa de nossa área.

 

A metodologia adotada pelo PPGSET está baseada na avaliação do programa por meio de 6 frentes:
1) Medidas de produtividade,
2) Medidas de inserção internacional,
3) Avaliação do programa pelos alunos,
4) Avaliação das teses e dissertações por membros das bancas externos ao programa,
5) Avaliação do desempenho dos alunos nas disciplinas
6) Avaliação da inserção dos egressos.

 

Destaca-se que os itens 1, 2, 5 e 6 já são realizados pelo programa desde vários anos atrás. Com a criação da Comissão Permanente de Autoavaliação os itens 3 e 4 foram acrescentados nesta sistemática. O relatório das atividades da CAA em 2019-2020 pode ser visto aqui.

 

A composição atual da CAA, com mandato de julho de 2021 à julho de 2022, é:
 - Prof. Vladimir Guilherme Haach
 - Prof. Rodolfo André Kuche Sanches
 - Discente: Murilo Henrique Campana Bento
 - Secretário: Clayton Pereira da Silva

 

A Coordenação.